quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Estética...

Quando pensamos em estética, logo pensamos em beleza, mas não só o belo seria um elemento para compor a estética, todo o conjunto de emoções, belo, experiências, culturas das sociedades e a capacidade de interpretação formam um grande pensamento sobre esse tema.

No Design a estética tem função muito importante, cada Designer tem sua forma de passar e expor suas idéias ao mundo. A estética se difere a partir de seus elementos como experiências e culturas sociais, requer ao profissional que agregue ao seu projeto a estética para definição de seu estilo e para seu melhor reconhecimento, é possível dizer que a estética anda com o design independentemente da opinião de cada individuo, um completa o outro, a arte, a música, tem ligações diretas ou indiretas com o design e com a estética. Cada um tem sua opinião, e tudo tem sua estética.

Estética aplicada ao Design de forma correta pode nos trazer emoções como um personagem de um filme ou de um desenho, pode fazer com que agente queira assistir, vire fanático pelo personagem. Um elemento da estética faz com que um personagem tenha adoradores em todo o mundo. Como isso é possível? Adaptando esse personagem para aquela localidade, adicionando elementos que o transforme único, como se ele só tivesse sido criado naquela região ou país.

Podemos também criar formas de beleza e dizer que aquilo é bonito, ou aquilo é feio manipulando a sociedade a enxergar o nosso ponto de vista, fazendo com que ela siga o que nós queremos, mas sem esquecer das novas tecnologias, das novidades mundiais. Sempre nos adaptando para que possamos inovar, atrair e impressionar o receptor da mensagem.

Postado por DUDU


A estética é um ramo da filosofia que estuda a natureza do belo, mas o que é o belo?

O belo é uma experiência, é algo que se sente, que se percebe, uma emoção que é estabelecida por uma sociedade, por padrões que são impostos e pré-definidos onde as pessoas que não se encaixam, acabam sendo excluídas, porém como todos sabemos, o belo está nos olhos de quem vê, então por que seguimos esses padrões?

A estética está em tudo o que vemos e sentimos, em filmes que gostamos, aquele personagem da nossa infância que queríamos ser, entre outras coisas que estão diretamente ligadas à cultura que vivemos, e é isso que define o padrão do belo para cada um de nós, pegamos como exemplo a mulher que tem seu valor diferenciado em cada cultura e épocas diferentes, antigamente uma mulher cheia de curvas era padrão de beleza, hoje em dia mulheres esqueléticas e com corpo de modelos são consideradas os padrões de beleza, igualmente acontece em filmes, desenhos, artigos de decoração, roupas e etc, cada um segue o padrão ditado pela sua época, sofrendo alterações (nem sempre melhores em termos de estética) ao longo dos anos e sucessivas adaptações às diferentes culturas, podendo ser um detalhe como a música de fundo de um programa de televisão ou a cor da roupa de um personagem.

Postado por Lais

Nenhum comentário:

Postar um comentário